traduzir o blog para os seguintes idiomas

Usuário Online

Visitas

Obrigado pela sua visita que Deus te abençoe! Contador de visitas
jesus teama
Você é muito importante pra nós

sábado, 30 de julho de 2011

Resposta para um CRISTÃO evangélico em dúvida

Desde a época das eleições, temos feito o possível para responder todos os emails e encaminhar esclarecimentos à imprensa, blogueiros e leitores. 
Diferentemente do que fazemos, publicando endereço eletrônico visível no blog - domluizbergonzini.com.br - muitos se escondem atrás dos blogs ou de emails desconhecidos, que impedem a comunicação. Entendemos que essas pessoas que se escondem não são capazes de debater idéias. Só ficam agredindo pessoas. 

Outras pessoas, até mesmo cristãs, não estão suficientemente esclarecidas a respeito do aborto e das iniquidades. Um homem que se disse cristão evangélico nos escreveu e nós respondemos. Julgamos importante publicar estes argumentos porque há muitos cristãos católicos, evangélicos e de outras denominações que continuam em dúvida e precisam ser esclarecidos. 
Disse ele sobre o aborto: "Ocorre que há milhares de casos onde - independente de nossa vontade - haverá o aborto. Sem que estas mulheres tenham acesso a hospitais e clínicas especializadas, muitas delas irão morrer..."

Respondemos: O senhor situou bem o problema - acesso a hospitais e clínicas especializadas. A saúde pública brasileira está na UTI. Em plena Brasília, Capital do Brasil, uma mulher ficou com uma criança morta em seu útero por oito dias, outra recebeu o feto dentro de um vidro! Há partes do país onde as seringas são reutilizadas, depois de lavadas com água do rio, conforme a televisão mostrou. 
Segundo a medicina, em até 30% das gravidezes os bebês não nascem vivos, por causas naturais. Esses casos são chamados abortos espontâneos. E muitas mulheres não têm assistência médica.
O estudo do IBGE aponta que a principal causa de mortalidade materna é a falta de assistência médica. 
Todas as pessoas querem jogar a responsabilidade da falta de assistência médica sobre a Igreja Católica, quando a responsabilidade é do Governo que não investe em Saúde.  Estamos falando, há bastante tempo, que o problema da mortalidade materna é a falta de atendimento médico, de exames, de dar dignidade para a mulher durante a gravidez. As pessoas distorcem e desviam o foco para a religião, porque isso afeta partidos governantes, que não fazem nada em matéria de saúde. Só pensam em matar crianças, impedi-las de nascer. 
Disse ele sobre as iniquidades e a Igreja Católica: "A Igreja Católica poderia oferecer uma importante contribuição à prevenção do aborto caso passasse a estimular a educação sexual nas escolas e alertasse os jovens sobre a importância do uso de preservativos, da pílula e outros contraceptivos. Como sabemos, entretanto, faz exatamente o contrário. A razão é simples: acima das pessoas a Igreja defende seus dogmas. É isto, no fundo, o que nos separa."  Respondemos: A Igreja Católica, ao contrario do que o senhor afirma, tem programas de orientação sexual. Tem a Pastoral da Criança que atende a mulher desde o dia da fecundação e acompanha a criança depois do nascimento. A razão da Igreja para não apoiar o uso de preservativos, de pílulas abortivas e outras drogas é que elas incentivam a promiscuidade, a permissividade, a infidelidade e outras iniquidades e vão contra o Evangelho. Não são os dogmas que repudiam as iniquidades. É o Evangelho: 

"Por isso é que lhes digo: vivam segundo o Espírito, e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam. Porque os instintos egoístas têm desejos que estão contra o Espírito, e o Espírito contra os instintos egoístas; os dois estão em conflito, de modo que vocês não fazem o que querem. Mas , se forem conduzidos pelo Espírito, vocês não estarão mais submetidos à Lei. Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não existe lei. Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos. Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito. Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros." (Galatas, 5 - 16,26)

Se o senhor é CRISTÃO como eu, o Papa Bento XVI, os bispos do Brasil , os padres e muitos pastores de várias denominações, também deveria pregar a fidelidade ao Evangelho. São Paulo, em sua Carta aos Gálatas, mostra que estão contra o Espírito e contra o Evangelho: a permissividade, a promiscuidade, a infidelidade, o aborto e outras iniquidades pregadas pelos adeptos do comunismo e do maligno. Jesus nos previne contra o demônio, que nos leva a transigirmos: 
 “Dizei somente: 'Sim', se é sim; 'não', se é não. Tudo o que passa além disto vem do maligno" (Mt 5,37). 
Incluirei o nome do senhor em minhas orações, rogando a Jesus Cristo que remova os obstáculos que separam os CRISTÃOS VERDADEIROS, para que, todos juntos, possamos pregar o Evangelho em uníssono.

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini Bispo de Guarulhos

domingo, 24 de julho de 2011

Homenagem a Paulo frança


A alegria da renúncia

Davi, em sua busca de arrependimento e volta para Deus, faz esta oração: ”Criai em mim, ó meu Deus, um coração puro” (Sal 50,12). Só o Senhor, com o Seu poder e misericórdia, nos leva a renunciar ao pecado e a abraçar o bem.Nosso Senhor Jesus Cristo nos dá a receita para isso convidando-nos à renúncia de nós mesmos e a tudo a que somos apegados como forma de pertencermos inteiramente a Ele: ”Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33).Precisamos dizer ao Senhor com ânimo forte e firme:”Senhor, eu vos escolho acima de tudo, acima da saúde, das riquezas, das dificuldades, das honras, dos elogios, da ciência, das consolações, das esperanças, dos desejos. Acima até mesmo das graças e dons, que poderei receber em vós. Em resumo, escolho-vos acima de todas as criaturas, que não são vós, ó meu Deus. Qualquer graça que me dais, sem vós não me é suficiente. Eu quero só a vós e nada mais!” (Santo Afonso de Ligório) Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago (canção nova)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Santa Maria Madalena


Santa Maria Madalena
Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:
"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios..." (Lc 8,1-2). Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d'Ele:"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19,25). Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:"Então, Jesus falou: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabûni!' (que quer dizer: Mestre)" (Jo 20,16).A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII. 
Santa Maria Madalena, rogai por nós!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz dia do amigo






Mas que Dia do Amigo é este?

Com a enorme tentação de superficializar quase tudo, hoje é bom lembrar que Nosso Senhor diz que "já não nos chama de servos, mas de amigos" e que a Sagrada Escritura indica que "quem encontrou um amigo possui um tesouro". Listar os verdadeiros amigos, aqueles que a vida nos deu como dom, gente que nos diz a verdade e alimenta quem somos é tarefa obrigatória. É dia de declarar amizade! Assim que puder, contate os amigos pela fé, por Deus, na santidade.

Eu sei...Você não precisará de muito tempo, pois são poucos. Mas basta um só para que o tesouro seja completo!



"Amigo é um Anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância.
É aquele que compartilha nossas alegrias e minimiza nossas tristezas.
É aquele que se cala nas horas certas e dentro desse silêncio nos diz tudo...
É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos!


Amigo verdadeiro é Anjo, é Paz, é Tudo, deixemos que o senhor seje o nosso melhor amigo."


Feliz Dia do Amigo!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pensamentos de Madre Teresa de Calcutá

Não basta que digamos: Eu amo a Deus, mas não amo a meu próximo. São João disse que somos mentirosos se afirmamos que amamos a Deus e não amamos a nosso próximo. É muito importante nos darmos conta do que é amor para que seja autentico tê-lo e dá-lo.

O que você faz, eu não posso fazer.
O que eu faço você não pode fazer.
Mas juntos eu e você podemos fazer alguma coisa grande.


As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.


O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.


É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.


Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha




Madre Teresa de Calcutá
Related Posts with Thumbnails

domingo, 10 de julho de 2011

Mensagem de Nossa Senhora a Pedro regis

3.507- Mensagem de Nossa Senhora, transmitida em 09/07/2011Versão para impressão
Queridos filhos, eis o tempo oportuno para vos converterdes. Não vivais afastados do Senhor. Ele vos ama e vos espera com imenso amor de Pai. Dai o melhor de vós na missão que vos foi confiada. Dizei a todos que Deus tem pressa. O que tendes a fazer não deixeis para o amanhã. Viveis no tempo das grandes confusões espirituais. O inimigo de Deus quer afastar-vos da verdade. Estai atentos. Dobrai vossos joelhos em oração. Escutai-Me. Eu quero levar-vos ao Meu Filho Jesus. Abri vossos corações e sede dóceis aos Meus apelos.Zanjan e Meta: a morte Virá e a dor será grande para os Meus pobres filhos. Sofro por aquilo que vem para vos. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz. 

sábado, 9 de julho de 2011

Adoração ao Sangue de Cristo

Jesus, autor de nossa salvação.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, que destes vosso Sangue como preço de nosso resgate.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, cujo Sangue nos reconcilia com Deus.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, que com vosso Sangue nos purificais a todos.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, que com vosso Sangue limpais nossas culpas.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, por cujo Sangue temos acesso a Deus.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, que nos dais Vosso Espírito quando bebemos vosso Sangue.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, com cujo Sangue antecipamos as delícias do Céu.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, que com vosso Sangue fortaleceis nossa debilidade.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, que nos dais vosso Sangue na Eucaristia.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, cujo Sangue é prenda do banquete eterno.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, que nos vestis com vosso Sangue como trajes do Reino.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Jesus, cujo Sangue proclama nosso valor ante Deus.
Bendito sempre vosso Sangue Precioso.
Oração:
Jesus, Salvador Nosso, apresentai ao Pai vosso Sangue que, em virtude do Espírito Santo, derramastes por nosso amor.
Purificados de nossos pecados no banho desse Sangue Sagrado, esperamos alcançar por ele a graça das graças eternas. Assim seja.

Campanha da Fraternidade 2012


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, fará a apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2012 durante a ExpoCatólica, que será realizada entre os dias 7 a 10 de julho.
O evento contará com a participação da presidência da CNBB, autoridades públicas e de vários outros convidados, será realizado às 10h do dia 7 de julho durante a abertura da ExpoCatólica.
A Campanha da Fraternidade 2012 discutirá questões sobre saúde e tem como Tema ‘Fraternidade e Saúde Pública’ sob o lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra’. Na ocasião é esperada a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A ExpoCatólica, o principal evento católico do gênero, é considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina, e um retrato da expansão do segmento religioso no país.
A Feira é realizada desde 2003, com o objetivo de fomentar e promover o crescimento desse setor, aproximando as principais empresas do ramo ao consumidor final e, em contrapartida, facilitando o acesso de presbíteros e religiosos (as) aos produtos de que necessitam para tocar o ‘dia a dia’ das instituições que gerenciam.
Outra novidade da ExpoCatólica 2011 é o lançamento oficial do canal digital 41 da TV APARECIDA para a capital paulista e também o novo projeto da Revista Devotos Mirins. A revista, que neste mês assumiu novo formato e características de gibi, busca evangelizar através de histórias em quadrinhos e tem o reconhecimento da comissão bíblico-catequética da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Informações Rádio Vaticano
Foto: Divulgação

terça-feira, 5 de julho de 2011

Sem Jesus não dá

Sem jesus não dá pra viver parece que falta tudo, mesmo que tudo var bem em nossas vidas sempre falta algo que no fundo sabemos o que é "JESUS" em nossas vidas, JESUS em nossos pensamentos, JESUS em nossas atitudes de cada dia, JESUS em nosso viver.
Autoridade E Poder
Padre Zeca

Não, não dá, sem Jesus não dá (2x)

Pra viver não dá

Sem Jesus não dá
Pra viver não dá
Sem Jesus não dá


Os que confiam no Senhor
São como os montes de Sião
que não se abalam
Mas permanecem para sempre
Como em volta de Jerusalém
Estão os montes
Assim é o Senhor
Em volta do seu povo


Autoridade e Poder
O Domínio em Suas mãos
Pois o Senhor é Deus
O Senhor é Rei dos povos


Cale-se diante Dele a Terra
Dobrem os joelhos, ergam as mãos
Pois o Senhor é Deus
O Senhor é Rei dos povos


Não, não dá, sem Jesus não dá (2x)
Pra viver não dá
Sem Jesus não dá
Pra viver não dá
Sem Jesus não dá


Não, não dá, sem Jesus não dá (2x)
Pra viver não dá
Sem Jesus não dá
Pra viver não dá
Sem Jesus não dá



sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Poder Divino do Sinal da Cruz

Por que fazer sempre o Sinal da Cruz?
Pe. José Cassimiro Sobrinho*
No batismo, o sacerdote nos marcou com o sinal da cruz. Foi logo no início, depois do acolhimento. Os pais e padrinhos disseram estar conscientes do dever de nos educar na fé católica e prometeram ajudar-nos, com a palavra e com o exemplo.
Mas, o que é o sinal da cruz? Por que devemos fazê-lo? Quando e como realizá-lo?
O sinal da cruz, conforme ensina o catecismo, é o sinal do cristão. Lembra-nos o grande amor de Deus para conosco. Deus nos amou tanto que deu seu filho para nos salvar. Lembra-nos, também, o nosso amor para com Deus e para com o próximo.
A cruz é formada de duas partes: uma vertical e outra horizontal. A vertical nos orienta para o céu: é o nosso amor para com Deus. A horizontal se volta para os que estão ao nosso lado: é o amor para com o próximo, aquele que está mais perto de nós. Os dois amores se entrelaçam um no outro, como as duas hastes da cruz. Um não pode existir sem o outro. Não existe o pedestal da cruz sem os braços e nem os braços sem o pedestal. Os dois se completam. Não se pode amar a Deus sem amar o próximo e nem se pode amar o próximo sem o amor a Deus.
Amar o próximo sem amar a Deus é mera filantropia. Amar a Deus sem amar o próximo é algo vazio e abstrato. O próprio evangelho afirma: quem diz amar a Deus e não ama seu irmão é um mentiroso (1 Jo 4, 2 0-21) .
Fazemos o sinal da cruz na testa para que Deus coloque em nossa mente pensamentos bons, nobres, verdadeiros e justos. Agimos de acordo com aquilo que pensamos. São as idéias que movem o mundo. Daí, a necessidade de termos idéias nobres e uma mente arejada.
Outrossim, fazemos este sinal, na testa, para retirar os maus pensamentos. As maquinações perversas. Os maus intentos. As falsas ilusões. Para despoluir a mente. Fazer que ela se torne serena, equilibrada e transparente. Arquitetar raciocínios retos e proveitosos. Fazemos o sinal da cruz na boca para que Deus purifique nossos lábios como purificou os de Isaías (Is 6, 1-7).
Assim, poderemos cantar seus louvores e anunciar sua santa palavra. Dar conselhos sábios e dizer aquilo que é da vontade de Deus, na hora certa, no memento adequado e com palavras apropriadas. Possamos destilar de nossos lábios canções e sorrisos que alegrem o coração das pessoas que nos cercam. Pedimos, também, que o Senhor não nos permita dizer palavras más, ofensivas, injuriosas. Não pronunciar o nome de Deus em vão, nem dizer imprecações contra o céu.
Fazemos o sinal da cruz no peito, pedindo a Deus colocar em nosso coração o amor puro e verdadeiro. Aquele que brota do coração de Deus e se confunde com Deus (1 Jo 4, 7-9). Que não nos deixe confundir amor com sentimentalismo ou paixão desordenada. Isso é caricatura de amor.
Suplicamos, ainda, que tire de nosso interior, todo desejo de ganância, de avareza e de apego excessivo aos bens materiais. Dê-nos um coração sensível, terno, cheio de compaixão e de misericórdia. Semelhante ao coração manso e humilde de Jesus (Mt 11, 28-30).
Para isso, precisamos fazer o sinal da cruz, sempre. Frequentemente. Várias vezes no dia, sobretudo, ao se levantar e ao se deitar. No início e no final do dia, para que a graça de Deus nos acompanhe, em todas as nossas ações.
Antes e depois das refeições, no começo e no término dos nossos trabalhos, nas tentações e nas dificuldades, fazemos o sinal da cruz, na sua forma mais abreviada (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém), invocando as três pessoas divinas, louvando, agradecendo e pedindo os auxílios de que tanto necessitamos.
E tudo, com muito respeito, sem pressa e sem distração. Pensando nas palavras que pronunciamos e nos gestos que fazemos. É ao Deus uno e trino que nos dirigimos.           (Pe. José Cassimiro Sobrinho
Sobre o sinal da Cruz
EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM
A liturgia usa muito a linguagem dos sinais, dos gestos e das posições. O primeiro sinal, o mais importante e o mais conhecido, é o Sinal da Cruz. Já no catecismo da Primeira Comunhão aprendemos que o Sinal da Cruz é o sinal do Cristão.
O Sinal da Cruz é riquíssimo em significado. Por ele expressamos, anunciamos três verdades ou dogmas fundamentais da nossa religião: o Dogma da Santíssima Trindade, da Encarnação e da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando se diz: “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, está-se proclamando o Mistério da Santíssima Trindade.
Ao levar à testa as pontas do dedo da mão direita aberta, dizendo”: “Em nome do Pai”…, descer com a mão na vertical e tocar na altura do estômago  continuando: “…e do Filho”, está-se indicando o mistério da Encarnação: o Filho de Deus desceu ao ceio da virgem Maria. Depois, levando a mão direita para o ombro esquerdo (e do Espírito…”) completa-se a cruz tocando o ombro direito (“… Santo…”), está-se indicando a morte de Jesus na Cruz.
Nosso Senhor Jesus Cristo morreu numa cruz; a cruz é formada por uma haste vertical e uma haste horizontal.  Por isso o “sinal da cruz” deve ser bem feito, com os movimentos da mão bem amplos. Façamos o sinal da cruz com a mão direita aberta e com a ponta dos dedos tocando distintamente, dizendo: na testa,  ”Em nome do Pai …”; na altura do estômago “… do Filho…”; no ombro esquerdo “…e do Espírito”…;  no ombro direito, concluindo: “Santo. Amém”. (Não precisa dar “tapinha na boca” nem beijar os dedos).
Ao vermos alguém fazer de modo relaxado ou errado o Sinal da Cruz é bom, valendo sempre do bom senso, explicar como fazê-lo de modo correto e altaneiro, pois se trata de sinal distintivo do verdadeiro católico.
PERSIGNAÇÃO
Temos o belo costume de persignar-nos com a água benta, fazendo três cruzes com o polegar da mão direita, uma na testa, outra na boca e outra no peito.
A cruz na testa é para Deus nos livrar dos maus pensamentos; na boca, para nos livrar das más palavras; e, no peito, para nos livrar das más paixões. Além destes, existe um sentido mais amplo  e expressivo:
1º.) A cruz na testa , lembra que a Doutrina Católica deve ser estudada e entendida;
2º.) a cruz nos lábios lembra que a mesma deve ser anunciada e proclamada (missão de todo cristão); e
3º.) a cruz no peito nos indica que a Doutrina Católica, acima de tudo, deve ser vivida e defendida por todos os que acreditam em Nosso Senhor Jesus Cristo. Também, ao se ler o Evangelho, faz-se o Sinal da Cruz para indicar com isso que cada palavra faça que sejamos  “luz e sal”  do mundo.
Para ouvir a leitura do Santo Evangelho devemos estar sempre de pé em sinal de respeito e atenção.
O Poder Divino do Sinal da Cruz
“Feito o Sinal da Cruz, verá como por virtude dele fogem os demônios, calam-se os oráculos e se tornam impotentes todos os encantos e malefícios.
O Sinal da Cruz é a armadura invencível dos Cristãos. Esta armadura que te não falte ó Soldado de Cristo, nem de dia nem de noite, nem um só instante, seja qual for o lugar em que te aches. Quer durmas, quer vigies, quer trabalhe, quer comas, quer bebas, quer navegues, quer atravesses rios, sempre andarás revestidos desta couraça. Orna e protege teus membros com este Sinal vencedor e nada te poderá fazer mal. Contra as setas do inimigo, não há escudo mais poderoso. A vista deste Sinal, trêmulas e aterradas fugirão as potências infernais.”
O Sinal da Cruz -Monsenhor Gaume (1950)

A tentação e o sinal da cruz
Santa Margarida, mártir, era uma donzela de rara beleza.Aos dezessete anos de idade, dirigiu-se ao seu pai, que era pagão, e disse-lhe: “Meu pai, quero confiar-lhe um segredo. O senhor é sacerdote dos ídolos; eu, porém, sou batizada e creio em Jesus Cristo”. Imediatamente apoderou-se daquele homem um furor selvagem. Atirou-se sobre a filha, como uma fera e logo mandou metê-la no cárcere. Na prisão apareceu-lhe o demônio, murmurando-lhe ao ouvido: “Ora, vamos, não seja tola… Você é jovem e bela. Aí bem perto te espera um noivo pagão, rico e nobre: com ele você viverá dias felizes. Abandone a Jesus”
Quereis saber o que fez Margarida nessa terrível tentação, nesse perigo iminente de perder a sua alma? Devotamente, fez o sinal da cruz, e no mesmo instante o demônio desapareceu. Aproximou-se dela o Anjo da Guarda e consolou-a. Passados alguns dias foi Margarida conduzida ao lugar do martírio. Diante daquela juventude radiante, daquela formosura encantadora, o algoz ficou comovido e a espada vacilou em sua mão. Iria ele desistir de dar o golpe? Iria ela perder a palma do martírio? Margarida fez o sinal da cruz e disse: “Dê o golpe; a cruz é minha força!”
Inclinou a cabeça e colheu a palma do martírio.
A cruz deu-lhe a vitória!
(Tesouro de Exemplos – Vol. II – Pe. Francisco Alves, C.SS.R. – Ed. Vozes Ltda, Petrópolis, RJ – 2ª. edição, 1960, p. 35).
N. B. : Nas tentações, façamos nós também o sinal da cruz com devoção, e seremos vencedores, eis que o Anjo da Guarda nos socorrerá