traduzir o blog para os seguintes idiomas

Usuário Online

Visitas

Obrigado pela sua visita que Deus te abençoe! Contador de visitas
jesus teama
Você é muito importante pra nós

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Humildade

"A humildade é o mais perfeito conhecimento de nós mesmos".
S. Bernardo de Claraval (1090-1153)
Abade Cisterciense Francês


A palavra humildade segundo o dicionário de Aurélio, é pobreza, virtude que nos dá o sentimento de fraqueza. No contexto bíblico, ela é interpretada como gentileza e simplicidade.
O escritor russo Leon Tolstoi dizia: "Não existe grandeza quando a simplicidade, bondade e verdade estão ausentes".
Quando Nosso Senhor Jesus Cristo pregou o Sermão do Monte que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).
Ele continuou a pregar durante mais três capítulos, mas muito ouvintes não o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. Mesmo hoje, a maior parte da santa mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres orgulhosos e exaltados que não querem mesmo reconhecer a posição de Cristo como Senhor e Salvador.
Deus nunca aceitou o homem cheio de orgulho e de arrogância que pensava fazer as coisas a seu bel-prazer. Esta escrito em Miquéias 6:8: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus". As Sagradas Escrituras deixam transparente que não há outra maneira de andar com o Senhor Deus. Ou andamos humildemente com o nosso bom Deus, ou não caminhamos de modo nenhum com Ele!
Afirmava o romancista e poeta francês Charles Regismanset: "Um homem cheio de si é sempre vazio".
O apóstolo São Tiago escreveu: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará" (Tiago 4:6-10).
Nosso Senhor ressaltava a santa humildade para seus apóstolos. Em Mateus 18:1-4. Os apóstolos freqüentemente disputavam entre si sobre a grandeza. Dois deles uma vez foram tão ousados a ponto de pedir que fossem colocados acima de seus irmãos no reino de Deus. Jesus Cristo respondeu à atitude deles chamando uma criança. Enquanto estes homens crescidos olhavam, Cristo começou a proferir uma prédica notável: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus".

A maior prova de humildade de Jesus Cristo, foi quando ele tomou uma toalha e água e foi, de discípulo em discípulo, lavando seus pés. (João 13:1-17). São Paulo Apóstolo escreveu aos Filipenses 2:7,8: "Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz".
Santa Teresinha de Jesus, em sua humildade e infância espiritual diz: "Se fosse necessário realizar grandes coisas, como seríamos dignos de compaixão! Em vez disso, Jesus se deixa conquistar pelas pequenas coisas".
No ensino de Cristo, não há espaço para pessoas exaltadas, arrogantes, boçais e pernósticas. Porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado (Lucas 18:14). Os seguidores de Cristo tem reservado em seus corações o espaço à humildade. Os verdadeiros cristãos se conhecem e são conhecidos pela humildade. O escritor irlandês C. S. Lewis disse: "O primeiro passo rumo à humildade é o reconhecimento do nosso orgulho". E o filósofo grego Platão decreta: "Aquele que melhor se conhece a si mesmo, é o que menos se exalta".
Longe do cristão a exaltação e o orgulho. Por tais pecados Lúcifer (Latim: portador de luz- Anjo de Luz), tornou-se príncipe das trevas - o diabo, (Isaías 14:11-15; Ezequiel 28:14-18; Atos 26:18; Efésios 2:2).
O maior teólogo americano, Jonathan Edwards (1703-1758) afirmava que "nenhuma outra coisa deixa a pessoa fora do alcance do diabo como a humildade". "O orgulho espiritual é a maior porta de acesso da fumaça que sobe do abismo para obscurecer a mente e perverter a capacidade de julgar, bem como é o principal instrumento com o qual Satanás assalta os crentes, a fim de obstruir a obra de Deus".
Quantos líderes religiosos estão pregando e ao mesmo tempo estão perdidos devido o orgulho que tomaram de assalto suas vidas e seus ministérios.
Antes dos escândalos cometidos pelos líderes religiosos, seus corações tornaram-se poços de orgulhos e de vaidades.
Os títulos e posições dos líderes religiosos cegam-lhe os olhos para humildade e a simplicidade. São traidores dos ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mateus 23:1-15).
Quando o Príncipe dos Pregadores, o inglês Charles H. Spurgeon (1834-1892) exortava suas ovelhas contra líderes em forma de raposas e cães, era porque tais líderes eram verdadeiramente declarados instrumentos de Satanás. Pelo orgulho de suas posições obstruíam a santa obra de Deus. Para Spurgeon esses líderes pertenciam a escola anti-evangélica.
Para os seguidores da escola evangélica de Cristo, Spurgeon aconselhava: "Procure rebaixar-se e conhecer mais sobre sua própria insignificância. Enquanto você cresce - para baixo - em humildade, procure também crescer em direção ao alto - aproximando-se mais intimamente de Deus em oração e buscando comunhão mais íntima com Jesus Cristo".
Jesus Cristo viveu a humildade radicalmente, por isso ele ensina com autoridade a humildade do reino de Deus. Disse: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração" (Mateus 11:29). Umas das principais características dos santos é a humildade (Efésios 4:1,2; Colossenses 3:12). Santo Agostinho de Hipona, ensinava que a humildade era necessária não somente para verdadeira santidade mas também seria a base para um serviço altruísta.
Que a Santíssima Trindade, nos ajude sempre, no caminho da humildade até o céu.




Pe.Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Volta Redonda-RJ
Tel.24-3337-6385

Nenhum comentário:

Postar um comentário

postem somente conteúdo apropriado ao conteudo do blog grato a adm. do blog...